Prólogo

O ATOR E AS CIDADES

O homem está na cidade
como uma coisa está em outra
e a cidade está no homem
que está em outra cidade

.....................................

A arte do ator é feita de chegadas e partidas, a cada cidade uma nova experiência, em cada uma ele deixa um pouco de si e leva um pouco de tudo: rostos, risos, lágrimas, histórias, vivências, sensações. O trânsito, a mobilidade é a pátria do despatriado ator, vagar entre culturas, costumes e tempos diferentes é sua sina e paixão, pois ele se compõe e recompõe de cada momento. Tolo é aquele que pensa que a arte morre, tem seu lugar determinado por marcas geográficas, por cronologias... a arte foge de todo e qualquer enquadramento, não cabe no mapa, pois é cigana, não (re)conhece fronteiras, ela se constitui a partir do trânsito, do vagabundear do ator, seu veículo. Em sua carne e expressões ela ganha corpo e reflete os rostos de todos os homens de todos os tempos, arguta e criativa, ela mimetiza o mundo e esse seu habitante conturbado, o Homem e é adsorvida por ele.

A 24ª Semana Luiz Antônio traz a criativa itinerância que brota da releitura de grandes clássicos, de personagens que vagaram pelo mundo e foram incorporando os novos tempos, as novas cidades e estéticas. Em seus corações pulsam as lembranças da origem, mas em suas vestes o novo, o arrojado trânsito por locais insondáveis. E como diz o poeta:


a cidade está no homem
quase como a árvore voa
no pássaro que a deixa.

Ferreira Gullar



Evoé! e muita Lu(i)z...



Flávia Marquetti



terça-feira, 22 de junho de 2010

5º CRUZAMENTO – Inadequada - 4ª postagem

Foto: Fabricio Guerreiro/Assesoria
Meu caro amigo, a culpa não é nem sua nem da peça, como disse antes, gosto é algo particular e cada um de nós tem um. Minhas colocações no Blog não são para convencer ninguém de que algo que é ruim é bom, pelo contrário, eu apenas tento discutir as propostas de um ponto de vista técnico, quando percebo que há uma proposta e que ela foi executada com correção, comento os “achados” desta, pois como disse ao Cassiano, minha função aqui não é dizer se eu gostei ou não, isso cabe a vocês, eu apenas faço uma leitura, que não se pretende única, das peças.


Flávia Regina Marquetti

2 comentários:

  1. Admiro a coragem deles. O medo que eles não sentiram em alguns momentos tensos, eu senti por eles. Mas teve muita gente que não gostou da estética. As duas moças que são conhecidas minhas, falaram assim "Você vai ficar? Porque estamos indo".

    ResponderExcluir
  2. Depois recomento meu comentário em cima do comentário comentado da Flávia Deusa (hj to cheia de graça). Mas, antes, preciso admitir: sacada genial da inadequada... tava escrito "gol" de ponta cabeça na blusa deles?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?! Até aqui me passou despercebido... tive que ser avisada... (obrigada, Lucas!)

    Meu nome ainda não tem acento, amada! ;)


    bjs

    ResponderExcluir

Seguidores