Prólogo

O ATOR E AS CIDADES

O homem está na cidade
como uma coisa está em outra
e a cidade está no homem
que está em outra cidade

.....................................

A arte do ator é feita de chegadas e partidas, a cada cidade uma nova experiência, em cada uma ele deixa um pouco de si e leva um pouco de tudo: rostos, risos, lágrimas, histórias, vivências, sensações. O trânsito, a mobilidade é a pátria do despatriado ator, vagar entre culturas, costumes e tempos diferentes é sua sina e paixão, pois ele se compõe e recompõe de cada momento. Tolo é aquele que pensa que a arte morre, tem seu lugar determinado por marcas geográficas, por cronologias... a arte foge de todo e qualquer enquadramento, não cabe no mapa, pois é cigana, não (re)conhece fronteiras, ela se constitui a partir do trânsito, do vagabundear do ator, seu veículo. Em sua carne e expressões ela ganha corpo e reflete os rostos de todos os homens de todos os tempos, arguta e criativa, ela mimetiza o mundo e esse seu habitante conturbado, o Homem e é adsorvida por ele.

A 24ª Semana Luiz Antônio traz a criativa itinerância que brota da releitura de grandes clássicos, de personagens que vagaram pelo mundo e foram incorporando os novos tempos, as novas cidades e estéticas. Em seus corações pulsam as lembranças da origem, mas em suas vestes o novo, o arrojado trânsito por locais insondáveis. E como diz o poeta:


a cidade está no homem
quase como a árvore voa
no pássaro que a deixa.

Ferreira Gullar



Evoé! e muita Lu(i)z...



Flávia Marquetti



sábado, 12 de junho de 2010

EnCaNtAções


“De todas as glórias, a menos enganadora é a que se vive.
O Ator escolheu, pois, a glória inumerável, a que se consagra e que se experimenta.”
A. Camus, A Comédia.


Ao abrir este espaço para discussão do fazer teatral, sinto um enorme prazer e responsabilidade, prazer, claro, em dividir com todos os que amam o teatro as experiências vividas com as apresentações que farão parte desta 22ª Semana Luiz Antônio; responsabilidade por “encarnar” a mediadora entre os sonhos dos primeiros realizadores da Semana Luiz Antônio e seu público atual.
Para aqueles que não conhecem a história da Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa talvez este pareça ser apenas mais um evento cultural de nossa cidade, mas a SLAMC é muito mais, ela foi o ponto de partida para a criação de uma associação, sem fins lucrativos e a partidária, dos artistas e produtores de artes em Araraquara, APAU de Arara, que lutou por mais de dez anos por uma proposta cultural para a cidade, além da reabertura do Teatro Municipal, fechado na época, a criação de cursos voltados para as artes e o fazer teatral que capacitassem seus profissionais e, ainda, que se respeitasse o nome do patrono da Casa da Cultura, Luiz Antônio Martinez Corrêa.
Ao longo desses anos, a realização da Semana Luiz Antônio contou com o empenho e a arte de muitos, artistas ou não, profissionais e técnicos das mais diversas áreas que unidos promovem um encontro cheio de Encanto e cuja Ação tem a Arte como ponto de partida e de chegada. E é a esses personagens todos, reais ou fictícios, que nasceram e desapareceram nas praças, bairros, tablados e palcos, alimentados pela carne, sangue e alma de atores ilustres ou não, que eu venho reverenciar, pois se a luta foi feita por homens, o veículo sempre foi a glória fugaz de um gesto perfeito que morre no momento seguinte, restando quando muito uma foto, petrificando a emoção.
Falar do efêmero, esta é a minha tarefa neste blog. Discutir um espetáculo teatral é tentar apreender o fugidio, não é falar de um texto impresso, de uma cena que se pode voltar com o auxílio da tecnologia, é, ao contrário, chamar a atenção para o momento de beleza e arrebatamento que só os grandes espetáculos conseguem. Grande é entendido aqui como toda obra teatral que no momento exato de sua realização consegue apanhar a nossa consciência e faze-la lançar um olhar sobre si mesma, sobre sua condição humana, transformando-a.
Convido a todos a exercitarem os sentidos e a razão nessa captura do fugidio.
A todos os que sempre tornaram possível a realização da Semana Luiz Antônio...
EVOÉ!
E uma Semana com muita Lu(i)z !

Flávia Marquetti

terça-feira, 8 de junho de 2010

blog da semana - prólogo

A XXII Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa - Festival de Teatro apresenta seu blog. A organização convidou a professora Dra. Flávia Regina Marquetti para coordenação de um trabalho de crítica e reflexão sobre os espetáculos apresentados, com resenhas que alimentam diariamente o blog, transformando-o num canal de debates sobre processos criativos nas artes cênicas.
Dra. Flávia Regina Marquetti - Formada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras – UNESP deAraraquara, com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Estudos Literários, também pela UNESP; Pós-Doutorado pela UNICAMP, junto ao Núcleo de Estudos Estratégicos – área de História Antiga. Professora de Grego Clássico, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Semiótica; no Curso Técnico em Arte Dramática do SENAC ministra as disciplinas de História do Teatro e Teatro Brasileiro; membro do Grupo de Leitura Dramática de textos Clássicos Giz-en-Scène, desde 1987 e do Grupo de Teatro Jatubá, 1986-1999, sob direção de Lauro Monteiro.

Partipe deste forum de ideias e comente suas impressões sobre os espetáculos do Festival. Encante-se nesses cruzamentos!

Seguidores