Prólogo

O ATOR E AS CIDADES

O homem está na cidade
como uma coisa está em outra
e a cidade está no homem
que está em outra cidade

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A arte do ator é feita de chegadas e partidas, a cada cidade uma nova experiência, em cada uma ele deixa um pouco de si e leva um pouco de tudo: rostos, risos, lágrimas, histórias, vivências, sensações. O trânsito, a mobilidade é a pátria do despatriado ator, vagar entre culturas, costumes e tempos diferentes é sua sina e paixão, pois ele se compõe e recompõe de cada momento. Tolo é aquele que pensa que a arte morre, tem seu lugar determinado por marcas geográficas, por cronologias... a arte foge de todo e qualquer enquadramento, não cabe no mapa, pois é cigana, não (re)conhece fronteiras, ela se constitui a partir do trânsito, do vagabundear do ator, seu veículo. Em sua carne e expressões ela ganha corpo e reflete os rostos de todos os homens de todos os tempos, arguta e criativa, ela mimetiza o mundo e esse seu habitante conturbado, o Homem e é adsorvida por ele.

A 24ª Semana Luiz Antônio traz a criativa itinerância que brota da releitura de grandes clássicos, de personagens que vagaram pelo mundo e foram incorporando os novos tempos, as novas cidades e estéticas. Em seus corações pulsam as lembranças da origem, mas em suas vestes o novo, o arrojado trânsito por locais insondáveis. E como diz o poeta:


a cidade está no homem
quase como a árvore voa
no pássaro que a deixa.

Ferreira Gullar



Evoé! e muita Lu(i)z...



Flávia Marquetti



terça-feira, 8 de junho de 2010

blog da semana - prólogo

A XXII Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa - Festival de Teatro apresenta seu blog. A organização convidou a professora Dra. Flávia Regina Marquetti para coordenação de um trabalho de crítica e reflexão sobre os espetáculos apresentados, com resenhas que alimentam diariamente o blog, transformando-o num canal de debates sobre processos criativos nas artes cênicas.
Dra. Flávia Regina Marquetti - Formada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras – UNESP deAraraquara, com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Estudos Literários, também pela UNESP; Pós-Doutorado pela UNICAMP, junto ao Núcleo de Estudos Estratégicos – área de História Antiga. Professora de Grego Clássico, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Semiótica; no Curso Técnico em Arte Dramática do SENAC ministra as disciplinas de História do Teatro e Teatro Brasileiro; membro do Grupo de Leitura Dramática de textos Clássicos Giz-en-Scène, desde 1987 e do Grupo de Teatro Jatubá, 1986-1999, sob direção de Lauro Monteiro.

Partipe deste forum de ideias e comente suas impressões sobre os espetáculos do Festival. Encante-se nesses cruzamentos!

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