Prólogo

O ATOR E AS CIDADES

O homem está na cidade
como uma coisa está em outra
e a cidade está no homem
que está em outra cidade

.....................................

A arte do ator é feita de chegadas e partidas, a cada cidade uma nova experiência, em cada uma ele deixa um pouco de si e leva um pouco de tudo: rostos, risos, lágrimas, histórias, vivências, sensações. O trânsito, a mobilidade é a pátria do despatriado ator, vagar entre culturas, costumes e tempos diferentes é sua sina e paixão, pois ele se compõe e recompõe de cada momento. Tolo é aquele que pensa que a arte morre, tem seu lugar determinado por marcas geográficas, por cronologias... a arte foge de todo e qualquer enquadramento, não cabe no mapa, pois é cigana, não (re)conhece fronteiras, ela se constitui a partir do trânsito, do vagabundear do ator, seu veículo. Em sua carne e expressões ela ganha corpo e reflete os rostos de todos os homens de todos os tempos, arguta e criativa, ela mimetiza o mundo e esse seu habitante conturbado, o Homem e é adsorvida por ele.

A 24ª Semana Luiz Antônio traz a criativa itinerância que brota da releitura de grandes clássicos, de personagens que vagaram pelo mundo e foram incorporando os novos tempos, as novas cidades e estéticas. Em seus corações pulsam as lembranças da origem, mas em suas vestes o novo, o arrojado trânsito por locais insondáveis. E como diz o poeta:


a cidade está no homem
quase como a árvore voa
no pássaro que a deixa.

Ferreira Gullar



Evoé! e muita Lu(i)z...



Flávia Marquetti



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Em Trânsito na LudiCidade






Fotos: Nelson de Moraes

2 comentários:

  1. Achei em determinados momentos um pouco longo, mas uma experiência BEM gostosa.

    Fiquei muito emocionado em estar de volta ao espaço que o GUTE ocupou na época em que eu fazia parte do grupo. Fiquei triste em não ter visto mais fotos no momento que imagens da nossa ocupação eram mostradas no telão.

    Uma sugestão. Esse espetáculo integrou vários artistas araraquarenses, por que não planejarmos um mega espetáculo com o máximo de artistas de Araraquara possível? Já pensou rodarmos uma noite pela cidade com vários ônibus e carros assistindo um pouco do talento de todos os araraquarenses do fazer teatral?

    ResponderExcluir

Seguidores