Prólogo

O ATOR E AS CIDADES

O homem está na cidade
como uma coisa está em outra
e a cidade está no homem
que está em outra cidade

.....................................

A arte do ator é feita de chegadas e partidas, a cada cidade uma nova experiência, em cada uma ele deixa um pouco de si e leva um pouco de tudo: rostos, risos, lágrimas, histórias, vivências, sensações. O trânsito, a mobilidade é a pátria do despatriado ator, vagar entre culturas, costumes e tempos diferentes é sua sina e paixão, pois ele se compõe e recompõe de cada momento. Tolo é aquele que pensa que a arte morre, tem seu lugar determinado por marcas geográficas, por cronologias... a arte foge de todo e qualquer enquadramento, não cabe no mapa, pois é cigana, não (re)conhece fronteiras, ela se constitui a partir do trânsito, do vagabundear do ator, seu veículo. Em sua carne e expressões ela ganha corpo e reflete os rostos de todos os homens de todos os tempos, arguta e criativa, ela mimetiza o mundo e esse seu habitante conturbado, o Homem e é adsorvida por ele.

A 24ª Semana Luiz Antônio traz a criativa itinerância que brota da releitura de grandes clássicos, de personagens que vagaram pelo mundo e foram incorporando os novos tempos, as novas cidades e estéticas. Em seus corações pulsam as lembranças da origem, mas em suas vestes o novo, o arrojado trânsito por locais insondáveis. E como diz o poeta:


a cidade está no homem
quase como a árvore voa
no pássaro que a deixa.

Ferreira Gullar



Evoé! e muita Lu(i)z...



Flávia Marquetti



domingo, 26 de junho de 2011

O OLHAR SONORO DO BATE LATA

O último dia da 23ª SLAMC teve o espetáculo Bate Lata e Vira Lata, da Cia Tárcio Costa, também de Araraquara. Desculpa aí Tárcio, eu postei, na onda do povo, que o Chá das Duas era a única peça da cidade e esqueci de você.

A Cia, mesmo com o frio e o vento, esquentou a platéia, sempre muito divertidos, brincando com o público adulto e infantil, fizeram o show. Mesclando música e, digamos, esquetes teatrais, o Bate Late apresenta uma proposta lúdica e educativa (como em outros trabalhos) que visa despertar a consciência ecológica ao utilizar, além dos instrumentos musicais tradicionais, sucatas para fazer som... e som de boa qualidade, que fez o público infantil dançar, rir e o adulto também, por sinal, os adultos sempre aproveitam a desculpa de levar as crianças para se esbaldarem nas peças, foi assim no Gato Malhado (que teve marmanjo chorando de rir na platéia), e hoje, com o Bate Late, com direito a participação especial no espetáculo.

Não posso deixar de chamar a atenção para a simpática indumentária do grupo, sobretudo a camiseta... com as claves de sol e de fá formando um coração. Amor pelo teatro, pela música! Nada mais adequado para o encerramento da semana. Agora é esperar a 24ª... já bateu saudades.

Deixo aqui o meu mais sincero agradecimento a todos os atores, diretores, produtores, iluminadores, contra regras, enfim, todos que transmutam sonho em “realidade” no palco e, apesar de todas as dificuldades, encaram a estrada e fazem o mundo ser mais HUMANO, trazendo olhares coloridos e diferentes para o cotidiano cinza da cidade. Não é à toa que, desde o surgimento da primeira trupe de teatro, eles têm passagem livre por todo o mundo, mesmo em períodos de guerra. Valeu! Evoé, embaixadores da vida!!!


Flávia Marquetti

2 comentários:

  1. Realmente neh Flavia, os adultos dão a desculpa de levar seus filhos, mas se divertem mais que as proprias crianças .... Bate Lara Vira Lata foi muito bom, me diverti demais, dançei, cantei e adoreiii.... A camiseta é incrivel ....muitooooo lindaaa .... As claves de sol e de que formam um coração, é uma otima maneira de demostrar o amor pela musica, e a Cia ainda mesclo duas coisas maravilhosas ... MUSICA E TEATRO .... PArticularmente Amei neh .... Semana Luiz Antonio fechadaa com chave de ouroo ... EVOE .... Ate a proxima

    ResponderExcluir
  2. Amei assistir essas múltiplas linguagens no festival de teatro Semana Luiz Antonio com várias linhas de teatro como teatro infantil, de rua e palco italiano e acho muito importante esses diferentes "olhares" !
    Viva a Semana Luiz Antonio ! Evoé !

    ResponderExcluir

Seguidores